top of page

Fontes de Energias Renováveis no Brasil


Em princípio, as energias renováveis são energias inesgotáveis, ou seja, que nunca acabam.


Mas não foi de uma hora para outra que surgiram, houve um crescimento da geopolítica energética no mundo graças as Revoluções Industriais que ocorreram, e mais precisamente durante a 2° Revolução Industrial que fez com que a utilização do petróleo se tornasse um ponto chave para muitos países no cenário mundial como, Inglaterra, França, Estados Unidos e Japão.

A partir disso, a busca por recursos petrolíferos estava no cerne da estratégia dos países que estavam participando da 1° e 2° Guerras Mundiais.

Energias Renováveis - Energia eólica - Energia limpa - Sustentabilidade

O consumo de petróleo se tornou gradualmente mais elevado e necessário, e quem quisesse obter a vitória teria que ter esse recurso em abundância. Após a Guerra Fria, na década de 70, houveram dois choques do petróleo os quais só aumentaram o controle do principal ator mundial que eram os Estados Unidos da América.

Devido essa corrida pelo petróleo, os países começaram a pensar em outras alternativas de emergência como energias renováveis para suprir suas necessidades no setor energético.

Dessa forma, surgem novos tipos de energias renováveis as quais foram fundamentais para muitos países na época e que até hoje estão em grande ascensão; esse é o caso do Brasil, o qual devido seu território, geografia e clima apresenta um potencial muito elevado para essas novas energias renováveis serem produzidas em seu território.

Energias Renováveis

Atualmente há uma diversidade de fontes de energia renovável, classificadas como (hidrelétrica, solar, eólica e outras), que continuam disponíveis depois de utilizadas.

No cenário brasileiro, o aumento dessas energias vem acontecendo rapidamente, e devido a isso o Brasil está entre os principais países há utilizar energias renováveis em sua matriz energética, o que também é uma estratégia de diversificação de sua agenda de energia.


Frente ao aquecimento global, os países estão se conscientizando e tomando medidas para reduzir o consumo de petróleo, gás, carvão e outras fontes de energia poluentes.

Quanto ao tipo de energia que movimentam outro segmento podemos expor o etanol que tem grande potencial de crescimento no nosso país, devido às gigantescas áreas para plantio de cana e outras plantas que fornecem o etanol juntamente com o advento dos carros flex, que aceitam mais de um combustível.

Portanto, o Brasil está tomando uma posição de vantagem. No quesito do biodiesel que pode ser produzido com variadas matérias primas, como pinhão, soja, dendê, mamona, algodão e outras.

Energias Renováveis

A hidroeletricidade é a principal fonte de energia no Brasil, contudo também apresenta algumas desvantagens, como a emissão de gases estufa devido ao corte de árvores ou ao alagamento de áreas com árvores por causa de sua decomposição.

A energia solar é bastante propícia devido ao clima tropical e equatorial no país.

A energia eólica também pode chegar a ser potencial no Brasil. Atualmente, é utilizada em alguns estados nordestinos e está em grande expansão.

A matriz energética do Brasil teve um grande avanço em relação aos anos anteriores, passamos da utilização de lenha e carvão para vários outros tipos de energias renováveis. O país vem tentando modificar suas produções de energias para que futuramente possa utilizar energias mais limpas e que não tenham tanto impacto no meio ambiente. A cada dia novas tecnologias surgem para melhorar ainda mais nosso dia a dia e sermos mais sustentáveis.

Destaque
Tags
bottom of page