top of page

Como a Nicotina age no Cérebro? - Nootrópico Natural

(Esse post não é recomendação, procure um especialista sempre antes de ingerir qualquer substância).


Você busca algo para estimular o cérebro, dar um up no dia a dia? Uma droga da Inteligência?


Bem, a nicotina é uma substância natural encontrada no tabaco e em algumas outras plantas, e tem o potencial de ampliar e turbinar a memória e raciocínio lógico. A nicotina é um mecanismo de defesa que faz parte do reino vegetal, assim como a cafeína é para o café. Ao morder a planta, os insetos sentem o amargor dessas substâncias e acabam por não voltar a tentar morder a planta novamente. A nicotina é um poderoso nootrópico que estimula o cérebro aumentando o raciocínio lógico e memória de curto e longo prazo. Mas ao invés de fumar (pois contém muitas toxinas que podem atrapalhar os benefícios) você pode usar gomas de mascar em concentrações pequenas, ou ainda em sprays.


Nicotina - Nootrópico - Goma de mascar - Benefícios

Nos anos 60 se relacionou pela primeira vez o consumo de tabaco com o câncer e outras doenças a partir de estudos epidemiológicos em que estava estabelecido que o hábito de fumar tabaco era perigoso à saúde. Desde então, se generalizou uma consciência coletiva sobre o problema que representa o tabaquismo, principalmente no seu modo mais habitual de consumo que é o cigarro.

Numerosos estudos foram dedicados a conhecer o desenvolvimento do hábito de fumar e uma grande maioria dos mesmos pretendeu identificar que variáveis afetavam o início, a manutenção e o abandono do hábito de fumar, assim como suas consequências. Ademais, muitos deles se dedicaram a buscar uma explicação para as razões de início e motivos de manutenção do hábito de fumar.

Com o avanço da tecnologia sabe-se que um dos componentes que viciam é a nicotina. Por sorte, hoje podemos ter algo ainda melhor, apenas o composto isolado que pode ser ingerido sem fumar turbinando um up no seu raciocínio e memória. Mas como dito anteriormente, não utilize nada sem antes consultar um profissional para saber se pode usar.

A nicotina faz um verdadeiro boost no cérebro antes de uma prova importante, ou em uma data especial que é preciso ter um raciocínio lógico aguçado. É possível mastigar uma goma de 2mg de nicotina por 30min uma hora antes de começar a tarefa.

O segredo está em doses pequenas quando necessário, pois mesmo a nicotina isolada pode viciar.

A nicotina se liga aos receptores neurais ao passar a barreira cerebral de forma muito rápida agindo de forma a induzir melhores sinapses e processamento de informação. Mas não utilize diariamente para não acostumar o seu corpo com os efeitos mencionados. (tenha certeza que você não tem problemas de saúde para testar a nicotina, busque auxílio profissional).

A meia vida da nicotina, o tempo que ela leva para ser eliminada pelo corpo é em torno de 2 horas.

Nootrópicos são substâncias que estimulam o sistema nervoso central, dão um aumento na atenção, motivação, raciocínio e cognição.

Com certeza a nicotina é uma poderosa ferramenta para melhorar a performance neural, além, é claro, de ajudar aqueles que querem parar de fumar.








Destaque
Tags
bottom of page