top of page

Cafés Especiais e Selecionados

Que a cafeína é um vício mundial todos já sabem, mas o que poucos conhecem é a variedade de grãos existentes e o volume comercializado.

Grãos de Café e a exportação brasileira
Grãos de Café

A associação brasileira da indústria do café (ABIC) define os grãos em três variedades, como os gourmet, especiais e tradicionais.

A diferença é feita por notas de 0 a 10, sendo os tradicionais até 6, os superiores de 6 a 7,2 e os gourmet de 7,3 a 10. Ainda são classificados quanto a torra (claro, médio, ou escuro) e se é da origem Arábica (considerada a melhor devido sua doçura e perfeito equilíbrio de acidez) ou outra espécie. Quanto melhor a qualidade maior o prazer em degustar um bom café, você não vai precisar nem adoçar. Outro ponto a se atentar é que quanto mais torrado o grão for, menos doce ele será. Por isso opte por grãos menos torrados como os de torra média.


Caso a nota fique abaixo de 5, é melhor nem tomar.


O café tradicional possui uma qualidade muito inferior aos demais pois ele tem uma série de defeitos na qualidade como a incidência de galhos, grãos de baixa qualidade, e blends com outras espécies mais baratas, bem como a torra excessiva para disfarçar essas imperfeições, por isso é vendido por um valor mais baixo no mercado. Melhor sempre moer o grão na hora do preparo devido a esse fato, bem como escolher bons produtores. Particularmente sou fã dos produzidos em Minas Gerais.


De acordo com o relatório do (Cecafé) sobre exportações de café brasileiro, o mercado gerou em maio de 2021 cerca US$ 357 milhões de dólares, mas esse valor ainda não representa todo o potencial de exportação brasileiro. Interessante o fato de se exportar grãos verdes para a posterior torra no país de origem, assim como café solúvel. Normalmente as sacas são vendidas em embalagens 60kg.


O café arábica representa mais de 60% das exportações enquanto o robusta completa o restante.


De fato, o arábica é superior em sua qualidade e apreciado no mundo todo. Afinal, são poucos os que não fazem uma pausa para o café. E você, já tomou sua dose de cafeína diária hoje?


Comments


Destaque
Tags
bottom of page