top of page

Consumo e Exportação de Erva-Mate Brasileira | Chimarrão

O consumo do chimarrão já é um hábito antigo e tradicional do gaúcho. Para aqueles que moram no Rio Grande do Sul já estão acostumados a ver as pessoas andarem por aí com suas cuias, bombas e todo o kit de erva mate. Mas você sabia que essa cultura esta se expandindo pelo mundo? Com a interdependência global, o comércio facilmente se expande e os hábitos também.

O mate é considerado um excelente estimulante, antioxidante, entre outras tantas qualidades além de movimentar a economia.

Consumo e Exportação de Erva-Mate Brasileira | Chimarrão Gaúcho | Cuia e Bomba

Segundo o FundoMate, a exportação brasileira mandou para o exterior em média 2ton de erva mate. Espera-se ter um mercado de mais de 30 países consumidores, entre eles EUA, França, Espanha, Turquia, Alemanha e Polônia.

O Estado do Rio Grande do Sul é um dos principais produtores e consumidores de mate do país, seguido por Santa Catarina. Os maiores mercados da exportação de erva mate são o Uruguai e Síria.

A erva mate é exportada de diversas maneiras, como solúvel, beneficiada como na foto acima e ou essência, extrato concentrado.

A exportação deve obedecer tanto a legislação interna quanto externa como padrões internacionais de vigilância sanitária.

A interdependência global ajuda essa interação de culturas e hábitos, viabilizando com que o mercado se expanda cada vez mais. O chimarrão está presente no cotidiano de muitos no exterior, levando consigo a expansão comercial.

Consumo e Exportação de Erva-Mate Brasileira | Chimarrão Gaúcho | Cuia e Bomba

O hábito de tomar chimarrão vai além da erva mate, como forma tradicional é preciso ter cuia e bomba também, outro segmento de mercado que acompanha as exportações de mate.

Sabia que o hábito de tomar um bom chimarrão tem diversos benefícios?

Descubra os incríveis benefícios que essa erva latino americana pode trazer para você. O chimarrão, ou erva mate (Ilex paraguariensis) faz parte do dia a dia de muitos brasileiros.

Origem da Erva Mate | Yerba Mate

Ao que se tem relatado, a origem do chimarrão, ou erva mate, surgiu com os Índios da América do Sul (caigangue, quíchua, guaraní e aimará), não só do Brasil mas de todos os vizinhos latino americanos também. É muito consumida até hoje no Rio Grande do Sul e povos ao seu redor. Tradição gaúcha é preparar um bom churrasco e chimarrão.

O mate chegou a ser proíbido em tempos antigos, sendo comercializado de forma ilegal. Mas com o tempo tomou seu lugar e garantiu que os brasileiros e povos do mundo todo pudessem desfrutar do bom chimarrão.


Talvez você beba todos os dias algumas cuias de mate e nem saiba das propriedades medicinais dessa bebida amarga que carrega consigo inúmeros benefícios:

- Poder antioxidante

- Elimina a fadiga

- Possui diversos alcalóides como cafeína e teobromina (os mesmos encontrados no cacau e café)

- Estimulante pelo fato de ter cafeína

- Auxilia na regeneração de células (possui muitas vitaminas e sais minerais)

- É digestivo (fibras que ajudam a mobilização do intestino)

- Tem poder diurético

Entre os benefícios acima, o chimarrão também é um excelente termogênico se tomado em doses intercaladas ao longo do dia. O mate estimula a queima de gordura e a capacidade de termogênese do organismo.


Você se sente cansado e desmotivado? ​A Ilex paraguariensis é perfeita para estímulo mental e cognição. A erva combina estimulantes potentes que de forma sinérgica atuam melhorando a performance neural. Por isso essa erva é tão presente no dia a dia, fazendo o dia ser muito mais produtivo.

COMO SE PREPARA O CHIMARRÃO?

A forma tradicional de se preparar um bom mate é servir na cuia de chimarrão e tomar com a bomba como na foto acima. O ideal é que a bomba de chimarrão seja de inox. Existem muitas maneiras de se preparar o chimarrão, mas a mais tradicional e fácil de fazer é colocar água quente até quase a altura da cuia e completar com erva na parte superior. Após é só colocar a bomba empurrando um pouco a erva para o lado e desfrutar.

A água deve estar a 70º graus em média. Porém o chimarrão pode ser tomado na forma de chá mate gelado também.

Muito comum formar uma "roda de chimarrão", onde um grupo de pessoas se reunem para conversar e matear fortalecendo o vínculo social.

E você, já tomou um mate? Melhor ainda se for orgânico ;)





Comments


Destaque
Tags
bottom of page