top of page

COVID no Brasil e no Mundo

Que loucura, parece um filme. Mas é realidade.


O covid que começou em Wuhan na China logo se espalhou pelo mundo. O primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro de 2019. Grande parte da população mundial certamente não esperava que se espalharia tão rápido e resultou na pandemia vivenciada em 2020 até os dias de hoje.


O covid 19, também conhecido como coronavírus é uma doença respiratória aguda causada pelo (SARS-CoV). Acredita-se que o vírus tenha origem zoonótica, ou seja, advinda de animais como o Pangolim. Há fortes ligações ao Mercado Atacadista de Frutos do Mar na Província Chinesa.


Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia mundial. Todos os países foram pegos de surpresa e sem saber o que fazer decretaram lockdown, ou seja, fecharam todo o comércio e ordenaram que a população ficasse em casa. Essa medida colocou a economia em risco e era difícil ter ciência se realmente iria funcionar.


Que loucura. Andar de máscara, corrida aos supermercados, uma certa paranóia. De fato, o mundo ficou abalado.


Nesse meio tempo, a bolsa de valores de todos os países derreteram no jargão econômico, e não foi pouca coisa. Sábio foi quem teve paciência e sabedoria para adquirir ativos abaixo dos seus valores patrimoniais. Não só pessoas físicas, mas instituições e grandes fundos. Há sempre aqueles que saem ganhando em cenários não tão favoráveis.




O capitalismo e a sociedade giram em torno da economia, e é preciso estar trabalhando e fazendo circular o capital para que a "máquina" continue em ordem. Claro que a saúde é muito importante, e deve ser preservada, mas será que as medidas tão restritivas em relação ao comércio foram tão eficazes? Não poderíamos ter mantido o comércio com maior controle e normas de higiene? Quantas famílias tiveram que fechar seus negócios por não terem como manter o estabelecimento. Fica a reflexão.


Escrevo esse post em março de 2021. Quanta descoberta já se fez neste tempo todo de pandemia.


E como as pessoas reagiram a tudo isso? Alguns se aproveitaram da situação para subir preços de equipamentos médicos, outros tiveram que tomar decisões em meio a incerteza, e ainda o investimento em hospitais e leitos que não foram o suficiente para atender a população.


Também tivemos vacinas em tempo recorde, melhor compreensão do sistema imunológico contra o vírus e como combater em caso de contágio.


Interessante que muito se descobriu em relação a ser saudável e o combate do nosso organismo contra o coronavírus, como por exemplo os grupos de pessoas com maiores níveis de vitamina d que foram os que menos tiveram problemas relacionados ao covid-19, entre outros fatores de saúde.


Com certeza muitas novas descobertas e estudos impulsionaram o conhecimento sobre o corpo humano nesse tempo. Apesar de tudo, podemos ver o aspecto positivo da situação. Seguir firmes e confiantes de um mundo melhor a cada dia para impulsionar nossos sonhos diários.


Certo de que em breve tudo retornará ao normal e o comércio irá retomar. Mas com certeza os cuidados com higiene e preocupações sanitárias não serão mais os mesmos.


Como será o futuro? Só o tempo dirá.


A globalização faz com que tudo se dissipe de forma mais rápida, as barreiras e medidas internacionais terão suas fronteiras mais rígidas para a circulação de pessoas, haverá uma reorganização sobre os principais protocolos disponíveis para a manutenção da saúde coletiva.


Deixo esse texto como análise de uma situação vivida por praticamente todos do planeta. Uma verdadeira relação de interdependência global.













Comments


Destaque
Tags
bottom of page