top of page

Da Ásia para o Mundo - Benefícios da Cúrcuma (Açafrão da Terra)

O açafrão da terra é um poderoso aliado para um corpo sempre jovem.


Sua origem é do sudeste Asiático, muito utilizado na preparação de comidas esse super alimento pode fazer você ter mais longevidade e saúde mental.


Com a proibição do uso de pigmentos sintéticos nos principais países da América do Norte e Europa, têm sido procuradas alternativas naturais. A cúrcuma, além da utilização como condimento, pode ser empregada na indústria têxtil e cosméticos pela sua propriedade corante.

O açafrão da terra possui curcumina, um poderoso antiinflamatório, antioxidante, analgésico, antibacteriano e antifúngico.

A curcumina é um pigmento amarelo, caracterizado como principal componente ativo obtido do rizoma seco da planta curcuma longa, uma raiz pertencente à família do gengibre (zingiberaceae).

Foi realizada uma revisão bibliográfica em artigos científicos e periódicos que abordaram a ingestão da cúrcuma e suas propriedades funcionais e verificou-se que a cúrcuma é um potente composto bioativo que requer mais adesão à sua ingestão, uma vez que demonstra-se efetividade na prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis e crônico-degenerativas.

Uma valiosa dica é que esse componente é melhor absorvido com gorduras.

Fazer uma emulsão no omelete, ou seja, colocar uma colher rasa de cúrcuma antes de preparar os ovos e mexer bem até emulsificar pode potencializar a absorção desse precioso nutriente.


Para turbinar ainda mais a absorção coloque uma pitada de pimenta preta junto ao açafrão. Esse conjunto vai aumentar demais o melhor aproveitamento no trato gastro intestinal.

Use o açafrão como forma de chá também, muitas feiras vendem a raiz, basta ferver por 10 min e deixar descansar por mais 10 min.

O açafrão da terra reduz dores, melhora o perfil lipídico, protege o coração e tem propriedades neuroprotetivas.

As plantas medicinais representam fator importante na manutenção das condições de saúde. A interação da dieta com o uso de fitoterápicos é capaz de modificar a expressão genética do individuo, estimular o desenvolvimento físico e mental, aumentar o bem-estar e reduzir a susceptibilidade às doenças crônicas e de elevada prevalência, como doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e câncer. Lembre sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de utilizar os ingredientes, mesmo que naturais.


Até o momento, alguns poucos estudos foram realizados com a plantação de cúrcuma no Brasil, o que determina a baixa produtividade no país. Entretanto, em recente pesquisa há possibilidade de obtenção de maior produtividade, ainda que maiores estudos sejam necessários para o melhor manejo e práticas agrícolas.


Há uma forte tendência de industrializar a cúrcuma para o seu princípio ativo curcumina, e assim, agregar valor no mercado. Pode ser encapsulado, comercializado na forma de pó desidratado, e diversas outras maneiras. Muito ainda pode ser feito em relação a esse excelente produto, e quem sabe até exportar mais para o mundo. A globalização abre as portas para essa interação mercadológica cada vez maior.




Papo Internacional - Relações Internacionais

Comments


Destaque
Tags
bottom of page