top of page

O que é efeito nootrópico? E como ele é uma nova tendência mundial?

Não é de hoje que diversas substâncias são usadas para melhorar o desempenho cognitivo e principalmente se destacar no mundo acadêmico e profissional, mas atualmente com a popularidade de celebridades e empresários juntamente com a globalização da informação temos um maior conhecimento de classes e substâncias que estão em alta desde o Vale do Silício até estudantes acadêmicos, todos em busca de uma vantagem.


Nootrópico é uma classe de substância que altera o estado da mente para uma melhor performance e pode ser tanto um remédio como um suplemento natural. E justamente por isso é importante que se faça um acompanhamento médico para saber exatamente o que você pode ou não usar. A palavra nootrópico tem origem do grego e significa dobrar a mente.


O efeito nootropico da nicotina.

São drogas naturais encontradas na natureza que estimulam o cérebro humano há muito tempo, e podemos citar como exemplo a cafeína, a nicotina, e a teobromina, entre muitas outras.

Quantos trabalhos da humanidade foram construídos à base de muito café e cigarros.





Hoje já se sabe com maior precisão quais são os melhores momentos para ingerir, quando ingerir, bem como os seus efeitos e tempo de duração no organismo. Como exemplo, temos a nicotina que não precisa ser "fumada", pois hoje em dia temos como comprar gomas de mascar com doses mínimas da substância. Ou ainda, cápsulas de cafeína para impulsionar um dia mais atarefado, ou drinks funcionais com um mix de nutrientes essenciais.


Um outro exemplo é a l-teanina, um aminoácido extraído do chá verde. Em uma xícara tem-se em média 2mg do composto, enquanto uma cápsula podemos ingerir até 200mg de uma única vez.


Muitos fitoterápicos influenciam a mente humana como bacopa, ginseng, lion's mane, guaraná em pó e muitos outros. É possível extrair cada substância na quantidade exata de cada classe.


Isso é revolução, isso é transformação.


Além, é claro, de outras tantas substâncias existentes para a performance neural como as drogas sintéticas modafinal, venvanse, provigil, todas essas com necessidade de prescrição médica.


O ponto chave é até onde a mente é capaz de chegar e a competição internacional por projetos cada vez mais ambiciosos, mentes brilhantes turbinadas por estilos de vida adaptados para uma performance além da média. Realmente, fora da curva. Sendo excepcional.


Os nootrópicos são um pequeno detalhe no processo e desenvolvimento, mas podem ser a chave de virada para turbinar aquele projeto que não sai do papel. No entanto, sem a devida motivação nenhum nootropico irá fazer milagre, é preciso agir. Eles são uma tendência mundial e a cada dia são mais pesquisados e explorados para a expansão da mente humana, afinal, a grande maioria de nós está em busca de constante aprimoramento.








Comments


Destaque
Tags
bottom of page