top of page

Própolis Brasileiro – do Brasil para o Mundo.

Própolis é uma mistura complexa formada por material resinoso fabricado pelas abelhas. Há muito tempo se conhece os benefícios dessa substância e nos últimos 30 anos tem-se estudado com maior intensidade e tem-se descoberto ainda mais benefícios.


No mundo todo é indicada para prevenir doenças e melhorar a saúde. Atualmente seu comércio se dá através de extratos padronizados em cápsulas, meios aquosos ou alcoólicos. Existe um mercado gigante para o produto em questão.


No mundo todo é indicada para prevenir doenças e melhorar a saúde. Atualmente seu comércio se dá através de extratos padronizados em cápsulas, meios aquosos ou alcoólicos.

Na Europa, América do Norte e oeste da Ásia, a fonte dominante de própolis é o exudato do botão de álamo (Populus sp.).


Entretanto, na América do Sul a espécie vegetal do gênero Populus não é nativa, pois temos uma grande variedade vegetal para extração. As abelhas podem fazer o processo através de várias espécies nativas como pinheiros, carvalho, salgueiro, acácia, entre outras diversas. Dessa forma temos a própolis verde, própolis vermelha, própolis marrom, cada qual com suas características.


A própolis é um produto natural que é usada há muito tempo pela humanidade. Os egípcios já usavam para embalsamar. Além disso, foi muito usada nas guerras devido ao seu poder cicatrizante, inclusive nas Guerras Mundiais.


As amostras tropicais de própolis, especialmente as brasileiras, têm mostrado diferenças significantes nas suas composições químicas em relação à própolis de zonas temperadas. Por isso, a brasileira têm sido de grande interesse no mundo inteiro por suas características únicas.


Em grande parte são produzidas em São Paulo e Minas Gerais (característico o própolis verde devido ao alecrim do campo) e apresentam uma enorme quantidade de flavonoides que não se encontram em outras regiões.


Segundo dados estatísticos, a demanda global pela própolis brasileira aumentou cerca de 30% nos últimos anos e tem como principais destinos o mercado asiático como Japão, China e Coreia do Sul e tem começado a expandir para os mercados norte-americano e europeu. Interessante observar que o Japão absorve quase que 80% da demanda brasileira. Ainda temos muito mercado para comercializar.


Segundo estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sobre segurança alimentar e nutricional, o Brasil está em terceiro lugar no ranking mundial, em termos de produção. As condições climáticas, geográficas e as características da vegetação favorecem a este sistema de produção, e o que temos visto uma elevação no preço comercial e valor agregado devido a alta procura da própolis brasileira em um mercado que só cresce.


Segundo o SEBRAE, a própolis chega a custar R$ 500,00/kg no mercado externo.

Comments


Destaque
Tags
bottom of page