Vinhos – O velho e o novo Mundo
O vinho é muito mais que uma bebida, é realmente uma arte! Só um vinho é deveras excelente: aquele que tu bebes calmamente – Mario Quintana

Uvas são plantadas há milhares de anos e o vinho é apreciado e elaborado por diversas civilizações. Alguns países são destaques na produção mundial como a França, Chile, Itália, Argentina, Espanha. E no mundo do vinho podemos classificar alguns países como do mundo novo e o velho mundo.
Todos os países da Europa, bem como alguns países do ocidente da Ásia e o norte da África são considerados do velho, já o novo é todo o continente americano, Austrália e Nova Zelândia, e a África do Sul.
A França é um dos maiores produtores de vinhos do mundo com especialidades nas uvas cabernet sauvignon, cabernet franc e merlot. Uvas que são plantadas em terroirs propícios para o desenvolvimento e perfeita elaboração de vinhos da mais alta qualidade. O terroir é considerado um fator fundamental e o conceito está além da terra em que é plantado, mas sim em relação a tudo o que envolve a área.
Busca-se sempre as melhores condições para a elaboração do vinho de qualidade, e isso tem um preço. O m² dessas áreas exclusivas são muito mais valiosas do que em outras regiões para o fim de plantio de uvas viti viníferas e outras.
Particularmente, adoro a uva Malbec. Uva que tem como característica entregar ao vinho um estilo encorpado de taninos médio-altos com aromas de frutas negras como cereja, ameixa preta, amora, um pouco de especiarias puxando para um anis estrelado, chocolate e baunilha. Nossa, já deu até vontade de abrir uma garrafa, não é mesmo?
A malbec é uma uva de origem francesa, nascida e cultivada na região de Cahors, no sudoeste da França. Entretanto, uma praga como a filoxera fez com que o cultivo massivo da uva fosse diminuído. Mas para nossa sorte a região de Mendoza na Argentina teve sucesso com seu plantio.
O malbec argentino é apreciado em todos lugares do mundo. Foi considerado um verdadeiro renascimento da uva.
As exportações brasileiras de vinho crescem a cada ano e continuam a prosperar a medida que as vinícolas aprimoram seus processos e também ingressam em projetos como o Wines of Brazil para ampliar a suas expansões.
O Instituto Brasileiro do Vinho em parceira com a Apex-Brasil tem feito esforços para a promoção dos vinhos brasileiros no mercado internacional e que estão ganhando o gosto de muitos apreciadores pelo mundo todo. As empresas registradas no projeto respondem por 90% das exportações da bebida. Entre os países de destino estão o Paraguai, Estados Unidos, Japão, China e Reino Unido.
Que o vinho está no gosto popular já é fato, e isso deve ser explorado. O mercado é muito grande.
No Rio Grande do Sul temos regiões como Bento Gonçalves que fazem do vinho uma atração turística, aproveitando o boom na região. Se você gosta de comida boa e vinhos de qualidade deve ir visitar a região. Uma ótima sugestão é a combinação de pizza com vinho que alguns restaurantes servem a noite, certamente você vai adorar.