top of page

Exportação de Tabaco - Um conceito Sobre Charutos, Cigarrilhas e Cigarros

O tabaco é usado há muito tempo por diversos povos do mundo todo. Já foi usado até mesmo como forma de troca monetária. Seu uso é indiscutivelmente popular. E, atualmente, é uma commodity muito negociada.



Das folhas do tabaco se produzem charutos, cigarrilhas, cigarros e fumo para cachimbo. Famosos os charutos Cubanos por excelência. Mas, assim como na foto acima, o brasil começou a produzir também os seus próprios charutos com know-how cubano.


No Rio Grande do Sul, a commodity chegou a representar 9,4% das exportações, e, segundo dados da economia, as exportações a nível Brasil chegaram a subir 20%.


Você deve estar se perguntando, quanto custa um charuto no brasil? Em média de 30 a 200 reais, claro que há variações, assim como em qualquer produto comercializado. Mas essa é a faixa de preço. E porque o charuto é caro? Bem, o processo dele é todo artesanal, feito manualmente um por um. Além disso os preços oscilam em função do dólar, caso o charuto for importado.


O tabaco está em 22º no ranking de produtos exportados e continua crescendo mesmo com incentivos para o não tabagismo. De fato, o fumo acarreta alguns prejuízos à saúde, e o governo tem aumentado impostos nos cigarros e campanhas nas embalagens alertando sobre as consequências de fumar.


Porém, os apreciadores de uma boa baforada preferem focar nos benefícios que o ato de fumar trás, como altos níveis de nicotina que agem como a cafeína, pois é um potente nootrópico e a confraternização com pessoas que também utilizam do fumo de tabaco.


Para aqueles que desejam os benefícios, mas não querem fumar, podem adquirir goma de mascar com nicotina. É um super estimulante, mas consulte sempre um especialista para saber se você pode usar.


Os maiores consumidores de tabaco do Brasil são a Bélgica em primeiro lugar, China, Estados Unidos e Indonésia. O estado da Bahia detém grande produção de charutos brasileiros, e de acordo com o Sinditabaco, as exportações ajudam a ampliar a indústria e fortalecer as relações de emprego. A Ásia se tornou uma grande importadora dos produtos baianos quando verificou que o estado possui um excelente clima e ainda é isento de pragas, como o temido mofo azul.


Acredita-se que a história do tabaco tenha origem nos Andes Bolivianos por tribos indígenas, os quais mastigavam as folhas de tabaco além do ato de fumar, quanta evolução daquela época para os dias modernos.


Hoje, com a difusão de conhecimento, se tem muito mais informação e os produtos brasileiros ganhando cada vez mais território internacional com mais tecnologia e incentivo governamental.


Fumar charutos reforça rapidamente o efeito da nicotina. Por curiosidade, a nicotina é um potente nootrópico que estimula a mente e o raciocínio lógico.


Confira mais clicando na foto abaixo.



Comments


Destaque
Tags
bottom of page